Selecione o ano para ver as notícias correspondentes:

Notícias de 2019

   

Prévia dos Resultados Novembro de 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                 

 

O ano de 2019 trouxe muitas surpresas no campo político e também no econômico. Depois de um início de governo animador para o mercado, algumas reformas foram feitas e algumas outras ficaram pendentes. As reformas que já aconteceram podem até trazer ganhos para a economia, mas certamente eles não aparecerão no curto prazo.

 

O maior problema da economia brasileira hoje é, sem dúvida, a falta de crescimento. Desde 2013, a economia vem se retraindo e, quando não se retrai, avança a passos lentos. E, sem crescimento econômico, não há política de governo que seja capaz de fazer o país voltar aos trilhos no curto prazo!

 

Uma forma bastante utilizada para incentivar o crescimento é o que chamamos, no mercado financeiro, de política monetária. Em outras palavras, esse termo designa aquilo que o Banco Central faz de melhor: controla juros e inflação a fim de manter a economia sempre saudável.

 

Em razão do fraco crescimento, o Banco Central vem fazendo cortes sucessivos nas taxas de juros (representadas, aqui, pela SELIC), e o mercado espera que essa taxa termine o ano em 4,5%, o que é o menor patamar histórico da SELIC. Juros baixos são estimulativos porque incentivam o empresário a investir, ao invés de guardar dinheiro no banco.

 

O cenário de juros baixos cria um desafio para os Fundos de Pensão na medida em que a rentabilidade dos títulos de renda fixa terá um retorno consideravelmente abaixo das metas atuariais. Para a FUNEPP, investidora de longo prazo, o efeito dos juros baixos também é sentido: fica mais difícil, nesse ambiente, gerar retornos compatíveis com as metas de seus planos de benefícios. Por essa razão, as políticas de investimentos desenhadas para o ano que vem devem prever alocação de recursos que seja compatível com essa nova realidade, sem perder de vista a segurança do mesmo.

 

A fim de atingir (ou pelo menos buscar atingir, no longo prazo) rentabilidade compatível com as expectativas, a FUNEPP deve incrementar a sua parcela investida em ativos de maior retorno esperado, o que implica uma volatilidade maior tais como Renda Variável, Fundos Imobiliários e Fundos de Investimento no Exterior. Tais classes trazem maior expectativa de retorno – a contrapartida, é claro, estarão mais suscetíveis a maiores flutuações no valor da carteira ao longo do tempo. Essa estratégia de alocação é uma forma de diversificar os investimentos dos planos e, ao mesmo tempo, manter controle sobre o risco global da carteira.

 

A mesma política de investimentos que prevê essa alocação traz uma série de parâmetros que ajudam a mitigar e a minimizar perdas no portfólio. Mas, inegavelmente, os movimentos de curto prazo tendem a ser mais intensos, em nome de um longo prazo mais tranquilo e adequado às expectativas de todos.

 

O objetivo é dar melhor compreensão da estratégia de alocação e trazer mais transparência aos participantes à luz do cenário econômico desafiador. Nosso desafio é encontrar uma carteira de ativos que possa atingir a meta atuarial tendo a preocupação de assumir o menor risco possível. O pleno conhecimento da estratégia que está sendo realizada é que dará a todos a certeza de que estamos no caminho certo!

 

   

 

                                                                                                                                   27 de novembro de 2019

 

 

  

Aprovação da Retirada de Patrocínio da ASB BEBIDAS E ALIMENTOS LTDA dos Planos PAP, PAP II, PAN e Fundamental

 

 

Comunicado aos Participantes vinculados à ASB BEBIDAS E ALIMENTOS LTDA

 

 

Prezado Participante,

 

Dando sequência ao assunto tratado em nosso comunicado de 14/09/2018, informamos que os processos de retirada de patrocínio da ASB BEBIDAS E ALIMENTOS LTDA, dos Planos de Aposentadoria Programada – PAP, de Aposentadoria Programada II – PAP II, de Aposentadoria Nestlé – PAN e Fundamental, foram aprovados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, conforme Portarias nºs 877, 875, 876 e 874, respectivamente, publicadas no Diário Oficial da União de 11/10/2019.

 

 

Assim, a partir de novembro/2019, deixaram de ser concedidos novos benefícios e institutos legais em relação aos participantes vinculados à patrocinadora retirante, cessando também o recolhimento de contribuições (o último recolhimento será relativo à competência outubro/2019).

 

 

A próxima etapa será a realização dos cálculos finais, pelo atuário dos Planos, dos valores devidos a cada participante vinculado à ASB BEBIDAS E ALIMENTOS LTDA, e que estava inscrito nos Planos até o dia 31/10/2019. Após conclusão desses cálculos, em algumas semanas, serão encaminhados os documentos e informações para formalização das opções individuais quanto ao recebimento ou transferência dos valores para outro plano previdenciário, ou mesmo a permanência no plano atual (exceto Plano Fundamental, para o qual não há essa opção).

 

 

Serão realizados atendimentos individualizados em cada uma das Unidades pela equipe da FUNEPP. Fique atento ao calendário de atendimentos para os colaboradores que será divulgado na segunda semana de dezembro/2019 através de seu RH local.

 

 

No link a seguir você poderá encontrar maiores informações sobre as opções que estarão disponíveis.

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

 

 

No caso dos ex-colaboradores, solicitamos agendar um atendimento individual através do e-mail funepp.contato@br.nestle.com

 

 

A efetivação dos pagamentos ou transferência dos valores devidos ocorrerá após essa etapa de cálculos e obtenção das opções individuais, com data inicialmente estimada para 28/02/2020. Note que essa é apenas uma estimativa, pois essa etapa depende do andamento das fases anteriores. Quando estiver confirmada a data, um novo comunicado será divulgado.

 

 

 

Atenciosamente,

 

FUNEPP – Fundação Nestlé de Previdência Privada

Raimundo César Gomes

Diretor Presidente

 

 

 

                                                                                                                                    07 de novembro de 2019

 

 

Prezados Participantes, Aposentados e Pensionistas,

 

 

Conforme informações disponibilizadas em 01/07/2019, a FUNEPP está realizando alterações em seu Estatuto para o aprimoramento de seus processos e também à adequação da legislação.

 

 

Em atendimento à exigências do órgão governamental responsável pela aprovação do estatuto, disponibilizamos abaixo o Quadro Comparativo e o Estatuto contendo as novas alterações:

 

QUADRO COMPARATIVO

 

ESTATUTO 

 

 

O processo será reenviado ao órgão competente em novembro de 2019 para aprovação.

 

 

 

Novas informações serão fornecidas ao longo do processo.

 

 

 

Atenciosamente,

Diretoria Executiva da FUNEPP

 

 

 

 

   

 

                                                                                                                                   21 de novembro de 2019

 

 

 

Migração dos Planos de Previdência Garoto 2019

 

 

De 1º de novembro a 30 de dezembro de 2019 acontece o processo de migração dos Planos Suplementar e Básico para o PAN, o plano de aposentadoria mais moderno oferecido pela Garoto, administrado pela FUNEPP.

 

A migração é destinada aos participantes ativos, autopatrocinados, BPDs, aposentados e pensionistas do Plano Suplementar e também aos aposentados e pensionistas do Plano Básico, e é voluntária.

 

Os participantes que quiserem migrar para o PAN poderão aproveitar algumas vantagens que, atualmente, não existem nos planos Suplementar e Básico.

 

O PAN tem regras mais simples e uma contribuição maior da empresa para os participantes ativos, possibilitando que estes tenham um saldo maior no futuro. Para aqueles que eventualmente se desliguem da empresa antes da aposentadoria, no PAN é possível receber uma parcela maior do que a empresa contribuiu em seu nome ou até mesmo levar todo o saldo da empresa para outro plano de previdência (portabilidade).

 

Na fase de recebimento da renda pelo plano, no PAN os aposentados e pensionistas podem escolher o valor do benefício mensal que vão receber, de acordo com as regras do plano. Além disso, o saldo vira um patrimônio para sua família em caso de falecimento.

 

Durante o período de migração, a equipe da FUNEPP realizará palestras, atendimentos e simulações individuais para ajudar que cada participante tome sua decisão de forma consciente.

 

 

Fique atento as datas e faça a sua simulação com o time de atendimento.

 

  

PALESTRAS

 

ATIVOS E VINCULADOS

colaboradores, autopatrocinados e BPDs

 

ACESSE AQUI as datas e locais 

PALESTRAS

 

APOSENTADOS E PENSIONISTAS

 

 

ACESSE AQUI as datas e locais 

 

 

Para migrar, basta preencher e assinar o Termo de Migração que foi entregue via Correios ou retirado pessoalmente (para os participantes ativos) junto ao kit de migração, e entregá-lo à equipe da FUNEPP, após as palestras ou no RH local.

 

Se por algum motivo, você não recebeu o kit de migração, entre em contato pelo (27) 3320-1588 ou pelo e-mail funepp@garoto.com.br

 

 

Por que foi aberto o processo de migração?

 

O PAN é um plano mais flexível e já disponível pela empresa para os novos colaboradores, sendo agora oferecido para todos os participantes da Garoto conforme aprovação da PREVIC.

 

O PAN também possui regras mais modernas e alinhadas com as práticas de mercado, deixando o plano mais simples e sustentável no longo prazo.

 

Para mais informações acesse o guia de migração:

 

GUIA DE MIGRAÇÃO

 

 ATIVOS E VINCULADOS

 colaboradores, autopatrocinados e BPDs

 

 

 GUIA DE MIGRAÇÃO

 

 APOSENTADOS E PENSIONISTAS

 

 

 

 

 

Contatos para Atendimento

 

Entre em contato com a gente. Temos profissionais preparados para atendê-lo por telefone, por email ou pessoalmente nos locais das palestras.

 

Telefone:  (27) 3320-1588 

 

Email: funepp@garoto.com.br 

 

Lembre-se que é importante esclarecer suas dúvidas, analisar a sua situação atual e seus objetivos para que possa tomar a melhor decisão em relação ao seu plano de aposentadoria.

 

Dedique um tempo para cuidar desse assunto. Ele é muito importante, pois se refere ao seu futuro e de sua família.

 

 

 

 

 

31 de outubro de 2019

 

Endereço: Torre Sigma - Av. das Nações Unidas, 17.007 - São Paulo / SP

Termos de Uso e Política de Privacidade

Mapa do site