Selecione o ano para ver as notícias correspondentes:

Notícias de 2020

Prévia dos Resultados de Dezembro de 2020

 

Fundação Nestlé de Previdência Privada

 

Prévia dos Resultados* - Dezembro de 2020

 

*A rentabilidade efetiva do mês está sujeita a alterações até o fechamento contábil.

 

 ** Os comparativos de rentabilidade serão disponibilizados após o dia 10 depois da divulgação do índice de inflação INPC pelo IBGE

 

Data-base: 31/12/2020

 

 

                                  

 

Prévia dos Resultados de Novembro de 2020

 

Fundação Nestlé de Previdência Privada

 

Prévia dos Resultados* - Novembro de 2020

 

*A rentabilidade efetiva do mês está sujeita a alterações até o fechamento contábil.

 

 ** Os comparativos de rentabilidade serão disponibilizados após o dia 10 depois da divulgação do índice de inflação INPC pelo IBGE

 

Data-base: 30/11/2020

 

                                  

 

O ano de 2020 foi um dos mais confusos da história recente: começou com boas perspectivas no campo econômico, passou por uma das maiores crises dos últimos anos, com o avanço da pandemia, apresentou grande recuperação ao longo do segundo e do terceiro trimestre e seguiu pautado pelas eleições americanas em seu final. Foi um ano de mudanças expressivas e, muitas vezes, muito radicais.

 

Uma das principais consequências da crise econômica oriunda da pandemia foi o aprofundamento das políticas de juros mais baixos por parte dos Bancos Centrais ao redor do mundo, e não foi diferente no Brasil. Os juros foram levados a patamares de 2% ao ano, o que implica que estão mais baixos do que a inflação – na prática, isso significa juros reais negativos.

 

Numa situação assim, os investidores têm um desafio enorme. Manter recursos em aplicações conservadoras sequer mantém o poder de compra e, evidentemente, não gera qualquer acumulação positiva para o longo prazo. Para os Fundos de Pensão de maneira geral, o desafio é o mesmo, na medida em que a rentabilidade dos títulos de renda fixa terá um retorno consideravelmente abaixo das metas atuariais. Para a FUNEPP, investidora de longo prazo, o efeito dos juros baixos também é sentido: fica mais difícil, nesse ambiente, gerar retornos compatíveis com as metas de seus planos de benefícios. Por essa razão, as políticas de investimentos desenhadas para o ano que vem devem prever alocação de recursos que seja compatível com essa nova realidade, sem perder de vista a segurança do mesmo.

 

A fim de atingir (ou pelo menos buscar atingir, no longo prazo) rentabilidade compatível com as expectativas, a FUNEPP deverá manter sua estratégia de diversificação de seus investimentos, buscando ativos de maior retorno esperado. Ativos de maior risco trazem maior expectativa de retorno – a contrapartida, é claro, estarão mais suscetíveis a maiores flutuações no valor da carteira ao longo do tempo. Essa estratégia de alocação é uma forma de diversificar os investimentos dos planos e, ao mesmo tempo, manter controle sobre o risco global da carteira.

 

A mesma política de investimentos que prevê essa alocação traz uma série de parâmetros que ajudam a mitigar e a minimizar perdas no portfólio. Mas, inegavelmente, os movimentos de curto prazo tendem a ser mais intensos, em nome de um longo prazo mais tranquilo e adequado às expectativas de todos.

 

O objetivo é dar melhor compreensão da estratégia de alocação e trazer mais transparência aos participantes à luz do cenário econômico desafiador. Nosso desafio é encontrar uma carteira de ativos que possa atingir o objetivo de retorno de longo prazo, tendo a preocupação de assumir o menor risco possível. O pleno conhecimento da estratégia que está sendo realizada é que dará a todos a certeza de que estamos no caminho certo! 

 

24 de novembro de 2020

 

Cisão e Transferência de Gerenciamento da Parcela Cindida dos Plano PAP, PAP II e PAN da Patrocinadora Froneri Brasil Distribuidora de Sorvetes e Congelados Ltda

 

 

Prezados Participantes e Patrocinadoras dos Planos PAP, PAPII e PAN,

 

Como é de seu conhecimento, a patrocinadora Froneri Brasil Distribuidora de Sorvetes e Congelados Ltda. decidiu realizar a cisão e a transferência de gerenciamento da parcela cindida dos Planos de Aposentadoria Programada – PAP, Plano de Aposentadoria Programada II - PAPII e Plano de Aposentadoria - PAN da administração da Fundação Nestlé de Previdência Privada – FUNEPP para o Itaú Fundo Multipatrocinado – IFM.

 

Ressaltamos que apenas os participantes ativos, aposentados e pensionistas dos Planos PAP, PAPII e PAN vinculados à patrocinadora Froneri Brasil Distribuidora de Sorvetes e Congelados Ltda., bem como os respectivos recursos, serão transferidos para a administração do IFM.

 

Os participantes ativos, aposentados e pensionistas vinculados às demais patrocinadoras nos respectivos Planos de Aposentadoria administrados pela FUNEPP, não serão afetados pelo processo de cisão e transferência de gerenciamento da parcela cindida dos Planos.

 

A parcela cindida dos Planos PAP, PAP II e PAN que será administrada pelo IFM manterá as mesmas regras de contribuição, elegibilidade, cálculo e pagamento de benefícios e institutos atualmente em vigor, conforme previsto nos respectivos Regulamentos vigentes.

 

As modificações efetuadas nos Regulamentos têm como objetivo adequá-los às regras operacionais e de governança do IFM. Importante ressaltar que as alterações propostas não implicam em mudanças no desenho dos Planos.

 

Após a aprovação do processo de transferência pela Previc, os Planos que serão administrados pelo IFM serão denominados:

 

  • Plano de Aposentadoria Programada – PAP – Froneri
  • Plano de Aposentadoria Programada II – PAP II – Froneri
  • Plano de Aposentadoria – PAN – Froneri

 

Destacamos que os Planos citados, somente serão aplicados após análise e aprovação dos processos de cisão dos Planos e transferência de gerenciamento das parcelas cindidas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, órgão do governo responsável pela fiscalização das entidades fechadas de previdência complementar.

 

Disponibilizamos abaixo os Regulamentos dos Planos PAP – Froneri, PAP II – Froneri e PAN – Froneri, os Quadros Comparativos e o Resumo dos Termos de Rescisão dos Convênios de Adesão com Cisão dos Planos e Transferência de Gerenciamento das parcelas cindidas para o IFM.

 

 

 

Plano de Aposentadoria Programada – PAP – Froneri

 

              

 

 

 

 

Plano de Aposentadoria Programada II – PAP II – Froneri

 

              

 

 

 

 

Plano de Aposentadoria – PAN – Froneri

 

           

 

 

 

 

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a FUNEPP pelo e-mail funepp.contato@br.nestle.com, ou por telefone (11) 5102-1849 opção 2.

 

Permanecemos à disposição para esclarecimentos.

 

 

Atenciosamente,

 

 

Fundação Nestlé de Previdência Privada

Raimundo Cesar Gomes

Diretor Presidente

 

 

 27 de novembro de 2020

Prévia dos Resultados de Outubro de 2020

 

Fundação Nestlé de Previdência Privada

 

Prévia dos Resultados* - Outubro de 2020

 

*A rentabilidade efetiva do mês está sujeita a alterações até o fechamento contábil.

 

 ** Os comparativos de rentabilidade serão disponibilizados após o dia 10 depois da divulgação do índice de inflação INPC pelo IBGE

 

Data-base: 30/10/2020