Selecione a letra para ver os termos correspondentes:

Takeover

Processo de aquisição do controle societário de uma empresa por outro grupo, através da compra de ações da empresa. Pode ser amigável (quando há acordo prévio entre as partes) ou hostil.

 

Taxa de Administração

Taxa cobrada pela instituição financeira pela administração de um fundo de investimento. Como trata-se da remuneração do serviço prestado pela instituição, fica a critério dela estabelecer o valor percentual dessa taxa, que no entanto está pré-estabelecida no regulamento do fundo. Todo fundo de investimento tem uma taxa de administração. Fundos diferentes têm taxas diferentes.

 

Taxa de Câmbio

Valor para conversão entre 2 moedas.

 

Taxa de Custódia

Taxa cobrada pela corretora de valores mobiliários pela manutenção das ações de seus clientes sob sua guarda (responsabilidade).

 

Taxa de Performance

Remuneração cobrada pelo administrador de carteira ou de fundo de investimento, em função da performance da carteira. Normalmente cobrada sobre o que exceder determinado parâmetro, fixado em norma legal, contrato de administração ou regulamento do fundo.

 

Taxa de Saída

Taxa cobrada do cotista de fundo ou clube de investimento, no resgate de quotas. Não é comum no mercado brasileiro.

 

Taxa DI

Taxa percentual da média diária das operações no mercado interfinanceiro. A taxa DI se forma a partir da taxa SELIC projetada para o dia D + 1, acrescida de: custo dos impostos incidentes na operação, custos operacionais da instituição e lucro da instituição.

 

Taxa Interna de Retorno

Taxa de juros (ou taxa de retorno) que faz com que o valor presente dos fluxos de caixa de um investimento seja igual ao preço ou custo do investimento.

 

Taxa Over

Metodologia de cálculo para a taxa de juros. Determina a taxa por um dia. Utilizada como padrão para empréstimos entre bancos. Atualmente a taxa over é expressa como uma taxa anual geométrica, supondo um ano com 252 dias úteis.

 

TBF

Sigla para Taxa Básica Financeira. Criada com o objetivo de alongar o perfil das aplicações em títulos com uma taxa de juros de remuneração superior à TR. Sua metodologia de cálculo é idêntica à da TR, com a diferença fundamental de que não se aplica nela o redutor.

 

TDA

Título da Dívida Agrária - Título criado pelo Governo Federal, objetivando a captação de recursos destinados à execução de medidas, previstas em lei, para promoção da reforma agrária e política agrícola.

 

TJLP

Sigla para Taxa de Juros de Longo Prazo. Criada para estimular os investimentos nos setores de infra-estrutura e consumo. A TJLP é válida para os empréstimos de longo prazo, seu custo é variável mas permanece fixo por períodos mínimos de três meses.

 

TR

Sigla para Taxa Referencial de Juros. A TR foi criada no Plano Collor II com a intenção de ser uma taxa básica referencial dos juros a serem praticados no mês. Atualmente é utilizada no cálculo do rendimento de vários investimentos, tais como títulos públicos e caderneta de poupança. A base de cálculo da TR é o dia de referência, sendo calculada no dia útil posterior.

 

Tracking Error

Controle do nível de volatilidade dos retornos diários de um determinado fundo de investimentos.

Cartilha Educação Financeira

Planilha Orçamento Doméstico

Endereço: Torre Sigma - Av. das Nações Unidas, 17.007 - São Paulo / SP

Termos de Uso e Política de Privacidade

Mapa do site